Este blog tem como objetivo transmitir as aulas dadas de Imunologia na Faculdade Leão Sampaio ,através de um resumo diário,possibilitando as pessoas um amplo conhecimento do sistema imune.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Introduçao a imunologia.

Imunologia é o ramo da biologia que estuda o sistema imunitario (ou imunológico). Ele lida, entre outras coisas, com o funcionamento fisiológico do sistema imune de um indivíduo no estado sadio ou não, mal funcionamento do sistema imune em casos de doenças imunológicas (doenças autoimunes, hipersensitividade, deficiência imune rejeição pós enxerto); características físicas, químicas e fisiológicas dos componentes do sistema imune in vitro, in situ e in vivo.

O sistema imune inato ou sistema imunitário inato é o nome dado ao conjunto de formas de imunidade que nasce com o indivíduo, sem necessidade de introdução de substâncias ou estruturas exteriores ao organismo.
É a imunidade fornecida pelos macrogafos (células fagocitárias); pela pele, que é uma barreira de proteção contra microorganismos invasores; por substâncias químicas presentes no corpo (na pele principalmente); pelo sistema complemento (um complexo de proteinas que atuam na imunidade).

Via de entrada de patógenos

Vias aéreas (gotíclas inaladas;)
Trato gastro intestinal (água ou alimentos contaminados);
Trato reprodutivo (contato físico);
Epitélio externo (contato físico, ferimentos ou arronhões, picadas de insetos).
Quado os patógenos pentram pela pela, a imunidade inata entra em ação através de células fagocíticas. Se não for suficiente para eliminar o fagócito, entra em ação a imunidade adquirida.

Barreira contra a infecção

Mecânicas: células epiteliais justapostas queratinizada; fluxo longitudinal de ar ou de fluídos através do epitélio (espirro); movimento de muco pelos cílios do epitélio respiratório.
Química: ácidos graxos (pele); enzimas (lisozina – saliva, suor, lágrimas, pepsina – intestino); pH baixo (estômago), peptídios antibacterianos, defensinas, catelicidinas, criptidinas.
Microbiológicas: a flora natural compete por nutrientes com a flora patogênica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário